Romanos Capítulo 4 ARC

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Romanos Capítulo 4 ARC
Todos condenados pela Lei
1 – Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
2 – Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
3 – Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
4 – Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 – Mas, àquele que não pratica, porém, crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
6 – Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
7 – Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8 – Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
9 – Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
10 – Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
11 – E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada),
12 – e fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé de Abraão, nosso pai, que tivera na incircuncisão.
13 – Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
14 – Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
15 – Porque a lei opera a ira; porque onde não há lei também não há transgressão.
16 – Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós
17 – (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem.
18 – O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19 – E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
20 – E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus;
A justiça imputada
21 – e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
22 – Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça.
23 – Ora, não só por causa dele está escrito que lhe fosse tomado em conta,
24 – mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor,
25 – o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.

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Redator

Professor Adilson Cardoso. Teólogo, Filósofo. Professor de Teologia, Filosofia, Hebraico e Grego.